Comente aqui as peças que viu no escultor.com.pt


Monumento aos Sócios do Sporting Clube de Portugal ::: Comemorações do 100º Aniversário :::

DIVULGUE O SEU TRABALHO



 

Instalação urbana “FATAL À MESA” no âmbito da 13ª Edição FATAL – 2012

Instalação Urbana | "Fatal à Mesa"
Aço carbono policromada
Cidade Universitária |Campus da Universidade de Lisboa

            No âmbito da 13ª edição do FATAL – Festival Académico de Teatro Amador de Lisboa, com a coordenação do Professor João Duarte, os alunos Alexandre Coxo, Marisa Reis, Sara Zhou e o escultor Hugo Maciel, apresentam este ano a Instalação urbana “FATAL à mesa”.
A mesa preserva através dos tempos a simbologia de união e comunhão em diferentes épocas, culturas e civilizações. Ainda que se defina por peça de mobiliário, a partilha e a comunicação que se proporciona em torno de uma mesa torna-se incontornável e imprescindível, seja entre a família, amigos, colegas ou mesmo desconhecidos.
O FATAL, não apenas marcado pelo espectáculo do teatro mas por essa partilha de experiências, que muitas vezes são feitas em torno de uma mesa. Seja a mesa de jardim, de café ou de reuniões, povoada de pessoas com múltiplas personalidades onde semelhanças e diferenças se complementam, define um marco importante na formação de uma cultura e de uma identidade global.
As cadeiras vazias de corpos mas cheias de identidade e memórias revelam-se mais uma vez na instalação urbana como signo indissociável do FATAL. Numa representação simbólica das diferentes personalidades que se unem em torno da mesa. E esta, descrevendo as relações e trocas de experiências, cria toda uma linguagem repleta de símbolos, entre forma e espaço, circunscrito no campus universitário, exaltando este festival que conta já com tanta história, alguma dela passada à volta de mesas e cadeiras ocupadas por pensamentos e ideias que tanto inebriam a cultura feita na Universidade de Lisboa.

Ficha Técnica

Organização
Reitoria da Universidade de Lisboa

Coordenação do projecto
Escultor João Duarte

Concepção realização e montagem
Hugo Maciel, Alexandre Coxo, Marisa Reis, Sara Zhou

Agradecimentos
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Secção de Investigação e de Estudos Volte Face – Medalha Contemporânea
Inês Velez

O lago dos silêncios
O sentido e os limites da Medalha Contemporanea
20 Anos a criar medalhas
Sobre António Canau
Bicentenário Morte de Manuel Maria Barbosa Du Bocage
Medalha Contemporânea
Medalhas Brinquedo
Pequenos sinais
ESCULTOR.COM.PT - O Portal dos Escultores
Todos os direitos reservados